Como a Tecnologia Ajuda Negócios em Tempos de Crise

Antes de mais nada, é fato que a tecnologia é um dos principais motores para se contornar crises nos negócios. Desde situações mais intensas, como a entrega com drones à locais de difícil acesso, até formas mais comuns, como receber e utilizar dinheiro com pagamentos digitais. Iremos explorar aqui algumas formas em que a tecnologia ajuda negócios em tempos de crise.

A tecnologia avançou o suficiente essa última década para modificar completamente como reagimos à situações de crise. Por isso, a velocidade e a efetividade com que respondemos à crises faz toda a diferença. Dessa forma, vamos explorar algumas lições em que a tecnologia ajuda negócios à contornar e superar crises.

A Tecnologia Ajuda na Tomada de Decisão Durante Crises

Durante essa crise geral que o Brasil está passando, novas tecnologias estão surgindo para o combate contra o COVID-19, bem como adaptação de tecnologias existentes: repositórios online formam mapas dinâmicos em tempo real, criando uma estrutura transparente.

Por ser uma tecnologia mais complexa, a computação em nuvem permite que esses repositórios estejam disponíveis com transparência, o que ajuda na tomada de decisão dos governos e negócios. Mas vamos ver que nem todas as soluções com tecnologia precisam ser complicada.

Como A Tecnologia Pode Ajudar Negócios?

Devido à quarentena, todos os negócios precisaram se adaptar às novas situações. Uma das formas mais efetivas de continuar a negociar é com uma plataforma digital, afinal, é preciso continuar à engajar com seus clientes e parceiros. A reclusão essa se torna essa a forma mais efetiva de continuar à interagir com as pessoas mais imporantes para sua empresa.

De acordo com seu produto ou serviço, é possível conseguir clientes com uma presença digital relativamente forte. Se o seu trabalho puder desfrutar um pouco da visibilidade das redes sociais, bem como possuir essa plataforma profissional como ponte as chances de sucesso no âmbito digital aumentam radicalmente.

aplicativos de produtividade e tecnologias para ajudar negócios em tempos de crise crise
Imagem via clickup.com

Se você não trabalha só, existem muitas ferramentas de produtividade para trabalho remotamente, manter a colaboração da equipe e os principais processos de negócios é de extrema importância para todas as empresas. A organização à distância agora é fundamental para a industria de serviços, mas não para por ai, se o seu negócio conta com a venda de produtos, a entrega é uma das formas mais viáveis de continuar operando. Confira nosso conteúdo sobre Home Office para ajudar sua empresa à se organizar!

A Tecnologia Local Desenvolve Até Fora de Crises

Sabemos que as plataformas digitais são essenciais para operação de negócios, tanto para serviços quanto para produtos mas também para os processos da empresa. A crise atual conta com a promoção em massa dos pequenos negócios dos bairros, para ajudar negócios e garantir que o mínimo de pessoas sejam prejudicadas.

Essa não é uma das únicas vantagens de comprar local. De acordo com a ONU, as pessoas afetadas por crises conseguem encontrar soluções digitais melhores de modo local. Isso porque essas soluções também têm como combustível o desenvolvimento dessas pessoas e negócios. Assim, a compra local é tida como uma ajuda mútua, onde o consumidor recebe algo que será útil não somente durante uma crise, mas também durante tempos normais de atividade.

Dessa forma, a tecnologia deve ser aplicada ao contexto, pois nem todos os setores tem uma solução milagrosa para uma crise, o entendimento do contexto do negócio é fundamental para que soluções sejam elaboradas. É comum acharmos que soluções com tecnologia devem ser mais caras ou complexas. Esse nem sempre é o caso, tecnologias devem apenas funcionar e cuidar de um problema. Um produto mínimo (MVP) é algo que pode realizar isso, ele leva em consideração os custos de uma solução e o que pode trazer de retorno.

Tecnologia Como Instrumento Para Negócios

Nem toda tecnologia implica em bens ou serviços, tecnologias podem ser instrumentos para realizar objetivos: por isso os modelos de negócios podem ajudar até em momentos difíceis. Usando os instrumentos para entendimento de modelo de negócios é possível entender suas atividades de forma mais profunda é fácil visualizar o que é essencial, e dessa forma, como manter essas atividades funcionando.

Empresas maiores ganham mais nesse quesito, pois geralmente possuem um modelo de negócios mais elaborado e sólido. Portanto, é fundamental que empreendedores e pequenas empresas consolidem seus modelos de negócios para mitigar os impactos de uma crise.

Nas pesquisas de e-commerce do Brasil, as compras online são frequentes para mais de 50% dos consumidores brasileiros, por esse motivo, essa é uma área fundamental para se estar presente. Se fizer sentido para seu negócio, independente do tamanho, a presença digital certamente será um agente no seu gradual sucesso digital.

Para Finalizar

Primeiramente, para contornar crises precisamos ser ágeis e efetivos, as soluções não podem esperar para acontecer. Portanto, a forma como a tecnologia transformou o mundo de negócios também é uma solução para os problemas enfrentados nesse momento.

Como vimos, as informações acessíveis e disponibilizadas por meios de diferentes tecnologias permitem que o mundo esteja informado sobre diversos tópicos, o que permite que as pessoas tomem decisões melhores. Além disso, as conexões resultantes da tecnologia permitem que novos negócios sejam feitos bem como a adaptação de serviços e processos de trabalho.

Para aplicarmos a tecnologia nos negócios devemos levar em consideração o entendimento do contexto por parte de outros. Nos momentos de crise, soluções ficam escassas e a produção mais complicada. Portanto produtos mínimos são mais que nunca essenciais para as pequenas e médias empresas.

Por fim, uma nova visão do seu negócio pode te ajudar a entender o que é essencial e como adaptá-lo para o mundo digital. Essa é uma atividade difícil e que nem sempre é possível, mas que quando feita, pode trazer grandes resultados para seu negócio.

Quer saber mais sobre os serviços do CITi? Quer transformar o seu negócio ou precisa de um MVP? Entre em contato conosco!

Autor

Vítor Mourato

2 comentários em “Como a Tecnologia Ajuda Negócios em Tempos de Crise”

  1. Pingback: Tecnologias de Localização na Pandemia do COVID-19 – CITi Blog

  2. Pingback: Marketing Voltado Para Pessoas Torna Sua Empresa Adaptável | CITi Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *