Como Lideranças Podem Contribuir Para Trabalho em Equipe?

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Ao longo da minha jornada no CITi, recebi perguntas de pessoas externas, como por exemplo: “Como engajar minha equipe?”, ou “Como manter um bom clima entre minha equipe?”, entre outras que me influenciaram a escrever esse texto compartilhando o que as leituras sobre Trabalho em Equipe me ensinaram. Sobretudo, como é fundamental para um empresa trabalhar em cima dos pontos levantados a seguir. E ainda, como as lideranças podem contribuir para que isso aconteça.

Hoje em dia, estamos cada vez mais propícios a procurar lugares para trabalhar que façam sentido e se apliquem aos nossos valores do dia a dia. Sendo grande influência para meu desempenho no trabalho. Por outro lado, existem pessoas que trabalham em lugares por questões de necessidades e que não estão motivadas e nem se sentem confortáveis naquele espaço. 

Dentro desse dois contextos, ao pesquisarmos sobre o assunto, somos direcionados a diversos conteúdos que nos levam a pensar: “Será que consigo ter uma equipe de alta performance?”. A resposta é sim! Mas por onde começar? 

De acordo com o livro “Os 5 Desafios das Equipes”, do autor Patrick Lencioni, temos 5 passos de como líderes, que devemos seguir para proporcionar um melhor trabalho :

1. Proporcionar confiança entre a equipe

Ao gerenciar um time, a primeira coisa que você deve fazer é conhecer sua equipe, não apenas dentro do ambiente de trabalho, como também fora desse espaço. Quando você demonstra estar interessado em ser amigo da pessoa e consegue criar um espaço de vulnerabilidade, onde compartilham seus erros e fraquezas, é sinal que conseguiu criar confiança entre a equipe. 

2. Administrar conflitos

Com a confiança criada, fica fácil a comunicação entre a equipe para a construção de debates em prol do sucesso ao trabalho. Então, propicie espaço para ideias saírem das gavetas individuais para se transformarem em grandes soluções. 

3. Estimular o comprometimento

 Sabendo lidar com conflitos saudáveis, a equipe demonstra estar disposta e interessada em aceitar as tomadas de decisões e se comprometem com seu trabalho, logo após o líder estimular e guiar a partir daquele momento.

4. Distribuir responsabilidades

Logo após o comprometimento, o líder deve definir juntamente com a equipe, quais caminhos devem ser alcançados e quais responsabilidade de cada pessoa diante do que foi proposto. Para assim, todos estarem cientes que é um trabalho de toda equipe e que é necessário o fortalecimento de todos. 

5. Pensar na gestão a vista

Por fim, é importante dar atenção aos resultados finais, com isso, direcione sua equipe e os recompense relembrando as pequenas conquistas dos objetivos a serem alcançados.

As lideranças da empresa, junto com a gestão de pessoas,  tem o grande papel em executar esses planos de ações diariamente. Desde a imersão do colaborador no novo cenário da empresa até o fim da sua jornada. 

Vale ressaltar que não adianta seguir esse passo a passo a risca se os seus colaboradores não estão alinhados a sua cultura, ao propósito da empresa.

No CITi, nosso corpo de lideranças trabalha em manter nossos membros confortáveis ao contexto atual da empresa, sempre engajando e motivando para que sua evolução seja satisfatória. Proporcionamos  momentos constantes nos quais estamos dispostos a sermos vulneráveis. A ponto de compartilhamos nossos incômodos no decorrer da nossa jornada. Sabendo que não seremos julgados, e sim abraçados e atendidos de acordo com nossas necessidades. Além disso, estamos sempre relembrando nosso propósito, trabalhando e vivendo dentro dos nossos valores. 


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Autora

Ayannne Gomes

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