RH 4.0: Como A Tecnologia Impulsiona Seu RH

capa texto

Você já ouviu falar do RH 4.0? Bom, ele é um conceito estritamente ligado à utilizar tecnologia no RH da sua empresa e está ganhando cada vez mais força em todo o mundo e nos mais variádos tipos de mercados.

O Que é o RH 4.0

O conceito de RH 4.0 está intimamente ligado à Indústria 4.0 ou à quarta grande revolução industrial. A indústria 4.0 representa uma transformação considerável na cadeia produtiva de industrias e empresas, onde processos operacionais estão cada vez mais se tornando automáticos ou, no mínimo, mais rápidos de serem executados graças a plataformas e ferramentas que agilizam esses processos. Ela também impactou bastante o processo de tomada de decisões relacionadas a gestão de pessoas, pois a troca de informações entre diferentes partes e sistemas da empresa aumentou drasticamente.

Portanto, podemos dizer que o RH 4.0 é uma revolução na área de recursos humanos. Onde os processos operacionais estão cada vez mais sendo facilitados ou automatizados, sobrando assim mais tempo para as atividades mais táticas e estratégicas. Transformando completamente o RH que exercia um papel muito manual, repetitivo e burocrático, em um RH estratégico.

Diferenças Entre o RH Tradicional e o RH 4.0

Na prática, diferente do RH tradicional, onde as principais funções do seus profissionais eram as de pagar salários e controlar o tempo de trabalho, assim o RH 4.0 é focado em atividades como as de atrair talentos qualificados, incrementar o clima organizacional, e outras abordagens que contribuem diretamente para os resultados estratégicos da empresa.

No RH 4.0, existe o entendimento de que os profissionais hoje têm outras necessidades, e muitos deles recebem ofertas de emprego de outras empresas com muito mais frequência do que há 10 anos. Portanto, torna-se necessário trabalhar para obter a melhor experiência, tornar o ambiente de trabalho mais atraente e menos monótono – para as gerações que nasceram imersas em tecnologia, é extremamente importante que ela esteja presente no seu dia-a-dia de trabalho.

Essas transformações ocorreram porque as empresas  perceberam que seu principal ativo são as pessoas e que deveriam se esforçar para manter-las dentro da empresa. Dessa forma, eles também entenderam que a tecnologia desenvolvida por eles ou adquirida de terceiros​, permite automatizar atividades burocráticas.

Outro ponto interessante sobre a diferença do RH tradicional para o RH 4.0 é a transformação digital. Como resultado, as companhias estão cada vez mais inclinadas a adotarem ferramentas vituais, metodos e serviços, e isso não é diferente na área de pessoas.

Os Principais Benefícios de Trazer Tecnologia para o RH Na Sua Empresa

Existem várias vantagens, até para o próprio negócio da empresa, em transformar o RH tradicional em um RH 4.0. Dentre estes impactos positivos, principalmente:

  • Otimização de processos;
  • Redução de erros e trabalhos manuais;
  • Redução de custos com o trabalho e com materiáis (papeis, computadores, etc.);
  • Facilitar a tomada de decisões dos alanistas e gerentes;
  • A expansão d poder estratégico na gestão de pessoas;
  • Maior probabilidade de atrair e reter os melhores talentos no mercado;
  • Facilitar a área de RH a estar contribuindo para aumentar a produtividade;
  • Possibilidade de inovação na área;

Como Fazer Esse Upgrade?

Aqui vou listar os primeiros passos para implementar o RH 4.0 na sua empresa.

1. Introduza a Transformação Digital à Gestão de Pessoas

Se marketing, vendas e produto ja estiverem em transformação digital, é muito importante que o RH também entre nesse novo modelo de negócios.

Em primeiro lugar, comece por procurar por processos que ainda são feitos manualmente. Em seguida, reflita sobre como seria possível salvar tempo, reduzir custos e otimizar resultados com a ajuda de ferramentas tecnológicas e métodos.

2. Adote Ferramentas Digitais Para Processos com Tecnologia em seu RH

Com a maioria das informações em nuvem, você não precisa mais investir muito dinheiro nas infraestruturas de TI. Pois tudo que um RH precisa em termos de tecnologia (softwere, servidores, etc.) pode ser encontrado e usado virtualmente.

Tenologías digitais exigem menos investimentos, da mobilidade aos profissionais da área (que podem trabalhar de qualquer lugar desde que tenham internet), é fácil de implementar e manter, dentre outras vantagens.

3. Crie o Mindset 4.0 no seu RH

Isso é crucial para ajudar profissionais do RH a entrarem nesse novo mundo. Dessa forma, é importantissimo que cada um do time tenha a mentalidade do RH 4.0 neles. Sem isso, eles vão ficar relutantes quanto a inovar, vão ter dificuldades a se adaptar e talvez até boicotar novas iniciativas.

Comece mostrando-os as novas tendencias da área, encoraje-os a se atualizarem com cursos de capacitações. Desde que os próprios profissionais da área entendam qual a nova tendencia da empresa, eles vão pensar em formas de como implementar o RH 4.0 da melhor foma possível.

4. Procure Ajuda Profissional

Por fim, é importante entender que o RH 4.0 requer um grande leque de conhecimentos  sobre métodos, ferramentas, técnicas, práticas, entre outros. Se você achar que sua empresa não tem background suficiente, não exite em procurar uma consultoria para lhe ajudar nesse processo de transação.

Conclusão

Em resumo, o RH 4.0 é o resultado da quarta revolução industrial que estamos vivendo. É uma completa transformação de pensamentos e foco de atividade que impulsionará o seu RH através da transformação digital para assim obter resultados mais precisos e estratégicos a respeito da gestão de pessoas.

Espero que, após a leitura do texto, você tenha aprendido sobre o RH 4.0, entendendo a importância de cada ponto e como aplica-los com sucesso na sua empresa. Sinta-se à vontade para perguntar e tirar dúvidas, nós do CITi nos colocamos a disposição para ajudar-los da melhor maneira possível.

Além disso, saiba mais sobre onde aplicar tecnologia além do RH da sua empresa. Veja também como transformar seu negócio para o mundo digital rapidamente!

victor de burgos

Autor

Victor de Burgos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *