Case do CITi: Integração do Time em Home Office

capa case interno citi

Em meio a pandemia, sentimos que no trabalho home office estamos trabalhando o dobro do que se estivessemos indo para a faculdade, pegando ônibus lotado. Vivendo aquela rotina diária de faculdade, trabalho e casa. Seu time também se sente assim? Então, veja como o CITi aumentou a integração do time à distância!

Neste case, vamos abordar planos de integração que estamos utilizando no CITi para que nossos membros não se sintam esgotados, não pensem no trabalho 24 horas por dia. Mas sim, trabalhem de forma ideal, tendo momentos de lazer e de engajamento com todo o time, que é a chave ideal para o sucesso da empresa.

Veja se o seu home office está completo com o Checklist abaixo!

CITintegra: Quizzes, Fotos, StayFITi e Desafio Geral CITi

Temos um Instagram privado para membros e alumni. Atualizamos os mesmos com ações de endomarketing, fotos do dia a dia na empresa, memes dos membros, videos dos aniversariantes e muitos mais. 

Quizzes

No CITi, a palavra “desafio” soa alto entre os membros, eles se sentem desafiados e com muito gás para enfrentar. Então, criamos o Desafio CITintegra, que se trata de desafios diários para os membros realizarem, e ao final fazemos o ranking, por exemplo: os quizzes e as fotos.

Nos quizzes fazemos competições com perguntas, verdade ou mito, qual é a música, filme e séries, etc. Já nas fotos fazemos jogos de adivinhações com as fotos que os membros mandam, por exemplo: de quem é o pet?, quem é a criança?, selfie com a melhor caneca, foto #TBT, etc.

Para incrementar, as funções do Instagram são nossas aliadas nesses desafios, já que utilizamos as opções de teste múltipla escolha, as enquetes e perguntas de caixa para respostas.

StayFITi

Também temos o  “StayFITi” que é um projeto interno do CITi desenvolvido esse ano, no qual engloba dois pilares: a prática de esporte e a alimentação saudável. Já que não tivemos condições de colocar em prática presencialmente realizando competições esportivas, trouxemos para o virtual. Os membros responsáveis pelo projeto realizam desafios para os membros, vai de mandar vídeo fazendo algum exercício, como também fazendo alguma receita saudável.

Desafio Geral CITi

Para finalizar, utilizamos o CITintegra para divulgar os resultados do Desafio Geral CITi. Isto envolve todos os membros, no qual cada um vai gravar um vídeo de 15 segundos falando como foi sua experiência. Nesse desafio, dividimos os membros em 5 grupos, onde cada grupo irá entrar em acordo para realizar algo durante duas semanas, pode ser fazer um curso online, ler 5 notícias do Linkedin por dia, praticar algum hobby novo, o importante é que todo o grupo realize e que os outros grupos não saibam, já que será revelado nos vídeos.

Integração do Time com Coffee Break

Em um dia pesquisando maneiras para integrar mais o time, tive um insight e lembrei de uns momentos antes da pandemia. No CITi, os membros se reúnem para tomar café, comer snacks e almoçar. Assim sendo, nesses encontros, fazíamos o que mais gostamos: comer, colocar o papo em dia e encontrar aquelas pessoas que não trabalham no mesmo turno. Dessa forma, trazemos o presencial para o virtual, onde os membros se reúnem em call em horários marcados para conversar entre si, com o objetivo de criar um ambiente mais confortável e acolhedor.

A ideia é que aconteça toda semana, em dias e horários diferentes, com duração de 30 minutos a 1 hora. A frequência desses encontros vai depender do engajamento dos membros, por isso é importante colher opiniões quanto a disponibilidade dos mesmos. 

Integração do Time com CITi Games

Em uma empresa de tecnologia tem que ter, não é mesmo? Separamos vários jogos online e offline e criamos uma canal de comunicação, para ser mais uma forma de entretenimento entre os membros. O canal serve para os membros se convocarem para jogar juntos algo do interesse. Além disso,  como dito antes sobre a palavra desafio para os membros, todo domingo é o “day off” para realizarmos juntos competições de jogos. A participação do membro não é algo obrigatório, o ideal é que seja  mais um modo de estarmos juntos em algo informal.

Atualmente estamos conseguindo manter esses momentos de descontração, fazendo os membros saírem um pouco da rotina de trabalho e dos acontecimentos do mundo em tempos de crise. Mas, estamos sempre buscando novidades para testar e aplicar, com base em dos nossos valores. 

Nós, de Pessoas, temos como princípio manter uma empresa mais humanizada e mais saudável. Portanto os planos de integração do time fazem com que o membro se sinta presente e engajado com toda a empresa. Para aplicar esses momentos da melhor forma, é importante pesquisas internas para identificar maneiras de engajar o time e como atender todos, com isso, logo garantimos um vínculo de afeto. 

Resumindo

A integração do time se dá a partir de pontos de contato, que por si só integram o time, além é claro, do engajamento dos membros. É dessa forma que conseguimos criar vínculos entre os membros e um vínculo ainda maior com a empresa. Se quiser saber mais sobre o trabalho com pessoas dentro do CITi, leia esse blogpost.

Quer saber mais sobre nossos processos? Visite nosso Site!

Autora

Ayanne Gomes

1 comentário em “Case do CITi: Integração do Time em Home Office”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *